Voltar atrás

ALERTA POS COVID-19

Wednesday, 11 Nov 2020

Como recuperar da COVID-19?

"A COVID-19 nos casos moderados e graves, para além de ser incapacitante durante a sua fase ativa, pode deixar sequelas complicadas no organismo que, se não forem rapidamente tratadas, podem-se tornar permanentes. Neste artigo vamos abordar quais são essas sequelas e o que deve fazer logo após a doença."

 

COVID-19 – O que é?

A COVID-9 é uma doença respiratória infecciosa que conduz à disfunção respiratória, física e psicológica dos pacientes. A reabilitação pulmonar é fundamental no processo de recuperação e cura destes pacientes, sendo que as primeiras semanas pós alta clínica ou hospitalar é decisiva para o desfecho da recuperação funcional.

 

COVID-19 – As sequelas da doença

As sequelas mais comuns que os utentes apresentam são falta de ar, cansaço rápido ou outras complicações respiratórias – cerca de 30% das pessoas recuperadas apresentam uma redução importante da capacidade pulmonar; perda de massa muscular - nos utentes internados em UCI, a perda de massa muscular é de 17% a 30% nos primeiros 10 dias de internamento - e da capacidade de realizar as atividades quotidianas; ansiedade e depressão.

 

COVID-19 – Como a clinague o pode ajudar?

A Medicina Física e de Reabilitação é crucial no tratamento dos pacientes em recuperação da COVID-19.

Após o período de hospitalização ou acamamento, é fundamental, para além da reabilitação cardíaca e pulmonar, a recuperação da capacidade física e psicológica.

O plano de reabilitação baseia-se principalmente, e de uma forma global, no tratamento da dispneia - na redução de complicações e melhoria da função cardiorrespiratória, no aumento da força muscular e da melhoria da mobilidade ativa e funcional e na redução da ansiedade.

O grande objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente e permitir que o retorno à vida quotidiana seja rápido e sem sequelas.

 

Se foi paciente COVID-19, se tem familiares ou amigos com nesta situação, entre em contacto conosco.

 

Na Clinague, juntamos o conhecimento e a experiência em Medicina Física e Reabilitação com outras Especialidades Médicas, para reabilitar os doentes pós-covid.

 

Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e aplicar o plano de tratamentos mais adequado para a sua recuperação.

Contacte-nos através do nosso site www.clinague.pt, por e-mail: clinague@clinague.pt, por telefone: (+351)234724207 ou através das nossas redes socias FB e Instagram