VALENCIAS

ElectroterapiaFototerapiaTermoterapiaMassoterapiaCinesioterapiaMecanoterapiaHidroterapiaTerapia OcupacionalInfiltrações

A Electroterapia consiste no uso de correntes eléctricas dentro da terapêutica. Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na electroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra-indicações. Mas todas elas têm um objectivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reacções físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.

A fototerapia consiste no uso de diferentes tipos de luz para o tratamento de diversas patologias.


A termoterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal.

A Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.

É a designação dos processos terapêuticos que visam a reabilitação funcional através da realização de movimentos activos e passivos. Tem como objectivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.

É a utilização de aparelhos mecânicos no tratamento de patologias diversas patologias humanas.

Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis. A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reacções da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica. A Fisioterapia utiliza diferentes combinações de exercícios na água quente e fria, tornando a utilização da água, tanto em piscinas quanto em banheiras terapêuticas, um dos recursos mais famosos e utilizados por profissionais fisioterapeutas pelas suas propriedades físicas, além de proporcionar prazer ao paciente.

Consiste na ocupação seleccionada e prescrita para cada paciente em particular, de acordo com suas necessidades. É uma forma especial de tratamento e, como qualquer outra, também deve contribuir para apressar a recuperação dos pacientes com comprometimento físico ou mental.